Fecho da Barragem Do Tritão

Encontrei água onde menos esperava... Ela está de facto associada a realidades surpreendentes. Descobrir água n'Os Lusíadas, não é difícil. Encontrar em Pessoa, em muito se vê, mas ele pouco entoa. No Felizmente há Luar, não é fácil, não é... Mas tudo é água, tudo... As lágrimas de Matilde, as lágrimas de guerra...e até o próprio luar que o faz vazar, que o faz encher...

Fui surpreendida pelos meus olhos se abrirem e verem, o que mesmo abertos, por vezes não viam.

Há quem procure,
Procure tanto,
No sítio errado,
Que perde o encanto.

Eu nada fiz,
A mim me veio,
Longe do chafariz,
Cheguei ao anseio.

Fernando Pessoa,
Com tanto de mar,
Mas em nada o entoa,
Pois o medo é chorar.


Sou apologista de que tudo o que tem um grande início, tem um fim. Apenas por vezes vai calmamente acabando...e é este o caso...

A barragem vai cerrar portas até voltar a encher... Encher de poemas, de algas, de vida, de rio... Talvez com Um Convento se encha igualmente de paz...

Paz, há muito que olhava para o céu e não o sentia... Procurei nos belos góticos vitrais do Duomo, na bela e branca areia do Sal, mas harmonia, aquela que se sente sem ter origem ou direcção, essa só agora chegou....

E peço desculpa. Mas terei de me ausentar, quando isto se sente, agarra-se...pois não se sabe quando mais vai voltar. Se eu me for, quem cuidará desta barragem que A leva para as nossas emoções? Ninguém, ninguém mesmo...

Mas tal como tudo tem um fim, há realidades que acabam, mas voltam a florescer...sem isto, o que seria a Primavera...?

Assim Anuncio:

Fecho da Barragem do Tritão,
Desvio do que vai na alma,
Para que chegue ao coração.

Um mês para que volte a jorrar,
Retoma dia treze,
Não de azar,
Mas não o menospreze...

...Pois tudo isto vai voltar...

Comentários

Anónimo disse…
Cá nos encontraremos.

Até aqui foi uma viagem estimulante.
A partir do próximo porto, recomendo:

- A continuação do que funcionou bem- o encaixe: texto próprio, texto do programa, títulos, ilustrações, vida, experiências, o gosto por saborear as palavras.

O desabafo (que apenas pontualmente ocorreu, mas num blogue desta qualidade destoa mais ... :-) ) é permitido, mas é desejável que enquadrado no tal "terraço sobre outra coisa ainda" de que fala Pessoa: e é um bom exercício.

Mensagens populares